4.05.2005

O PAPA, A MÍDIA E O PRECONCEITO

Morreu o Papa. Só se fala na morte do Papa. Não há como ficar indiferente. Qualquer Papa tivesse morrido, seria assim: a notícia seria a morte do Papa. Qualquer outra morte perto da morte de um Papa deixa de ser notícia, porque, notícia, é a morte do Papa. Ocorre que não foi qualquer um, e todo mundo também comenta isso: este foi especial. Este foi o Papa do Papamóvel - o automóvel do Papa. Era o Papa que voava de um continente ao outro no Papamóvel, muito mais poderoso que o Batmóvel, muito mais poderoso que a Inquisição. Um Papa nascido na Polônia, país que, ao invés de Papas, estava acostumado a botinas, ora nazistas, ora na forma do mais terrível tzarismo de que se tem notícia.

Haverá a eleição de um outro Papa - e o que diz um Cardeal brasileiro é que deverá ser alguém que se dê bem com a mídia. O mesmo Cardeal brasileiro diz que tem simpatia por alguns dos candidatos e que votará no seu preferido independentemente da sua cor, de seu país ou língua. Como se percebe, o Cardeal brasileiro citado jamais conheceu o Papa do Papamóvel – pois o Papa do Papamóvel jamais diria frases tão imensamente preconceituosas como as que disse o Cardeal.

O Papa era um político, porque todos os Papas o são – mas nenhum foi hábil como hábil foi o Papa do Papamóvel. Conhecia a mídia como ninguém e a transformou; tinha pelo sexo a mesma incompreensão que a Igreja sempre fez questão de expressar; e a expressou, como se conhecesse o assunto.

Em resumo: até quando era comum, o Papa do Papamóvel era especial.

Já o Cardeal de que se falou e cujo nome jamais ninguém saberá – e não é Dom Eugênio Sales, conservador dos conservadores, impedido, pela idade, de votar -, o que esperar dele e de seu preconceito? Que não vote; que se cale; para sempre.

Irão ao enterro do Papa: Fernando Henrique, Lula, Bill Clinton, Sarney e turistas privilegiados. Não, nenhuma tentativa de diminuir a importância dos nomeados nem de sua presença, nenhuma tola alusão.

Nem ilusão.

Um comentário:

Anônimo disse...

I will not miss this Pope either...