4.25.2005

MACHO E FÊMEA

Rosa é danada (e não me refiro à governadora do Rio): sempre aparenta dez anos menos dos que tem e, portanto, pelo menos quinze menos que eu. Pois que Rosa me veio com um desafio: - Fale de homem e de mulher.

A primeira definição que me ocorre é a bíblica: “Macho e Fêmea Deus os criou.”. Somos macho e fêmea da mesma raça: a desgraçada; a divina; a humana. Acho pouco provável que sejamos tão diferentes como andam dizendo. Mas, se o somos, os franceses já acertaram a conta faz tempo: - Viva a diferença.

Fiz um destes testes que, recentemente, foram publicados na imprensa sobre as descobertas – ditas científicas - das tais diferenças. Pois é: ao invés de cavalo, deu zebra. Meu cérebro é, se ele não me falha na sua porção de memória, cerca de 80% feminino. Ih, rapá! Olha o Mario se entregando! Pois me entrego sem susto: não troco lâmpada nem pneu; gosto de poesia; só não sei dizer “chiq-quérrrrrrrrrrrrrrrri-ma”.

Homens são protocolares. “E aí, meu irmão? Tudo bem?” – um pergunta. O outro responde: “Tudo bem. E aí?”. Já um diálogo entre duas mulheres e você não será capaz de captar quem pergunta e quem responde: “E aí, tudo bem?, tudo bem, e você, bem, querida, saudades de você, eu também, lin-da essa sua blusa!, meu Deus, você está chiq-quérrrrrrrrrrrrrrrri-ma!, viu a cotação da bolsa, menina, o que é isso??? (Cuidado: “isso” pode ser a referida cotação, o Brad Pit ou uma bunda desproporcional.)

Talvez porque meu teste deu zebra, o fato é que, aqui em casa, o único defeito inadmissível recai sobre ela (que come rúcula): o bom senso. Por mim, moraríamos numa praia, iríamos trabalhar de bicicleta, à noite, beberíamos uns muitos e bons chopes, comeríamos bifes, batatas fritas, ostras, pipoca, peixadas e, principalmente, moscas: ainda não sei o nome do novo Papa.

E daí? E você com isso? Pois é: gente como eu se mete a falar daquilo que não interessa. Fazer o quê? Por exemplo, este negócio de casamento entre homossexuais. Você é a favor ou contra? Quer saber minha opinião? Não? Então tá: sou a favor. Os dez mandamentos, se não me falha a memória de novo e como não sofro de bom senso, são dois: Não matarás; não roubarás. (Não venha você me dizer que se a mulher do próximo for a Luma ou a Gisele ou a Pitanga que a não desejará, tá bom?) Senão, preste atenção. Se homossexualismo é questão moral – vergonha! -, você só não é porque tem... vergonha!

Não perca seu tempo conjeturando, comparando, sofrendo por causa da diferença.

E perceba: a arte vem primeiro; a ciência, depois - e tão somente a confirmá-la.

Você pensa diferente?

Viva a diferença.

Nenhum comentário: