Em verdade vos digo, em economia,
Deus não há.
Naquele tempo, Smith, Marx,
Mises, Keynes, Hayek criaram teorias baseadas em determinados contextos, e as
discutiram, às vezes entre si, outras com outros teóricos, e, mais frequentemente,
sós.
Irmãs e irmãos, não deis ouvidos
nem tempo àquele que oferece teorias como roupas a vestir territórios de regiões
e tamanhos distintos, a agasalhar povos de origens, histórias e culturas diferentes.
Em verdade vos digo, prêt-à-porter,
prontas para usar, em qualquer tempo e lugar, somente roupas de estação e moda
feitas em série, a um preço para quem possa pagar.
Viremos agora a página.
Naquele tempo, Conrado Gini criou
um coeficiente, um índice para medir a concentração de renda. Gini então disse:
quanto mais vizinho de zero for esse índice, menor a concentração; quanto mais perto
de um, ou de cem ou de mil se por cem ou mil for multiplicado, maior ela é.
E a que explicava explicou: quando
e onde o coeficiente de Gini é baixo e a renda média por cidadão é alta; quando
e onde a concentração de renda é baixa e o PIB per capita é alto, e há educação
para compreender o que são essas coisas, se está perto da civilização.
E o que citava e dava exemplos
exemplificou e citou: por exemplo, Holanda; para citar, Noruega.
E a que explicava explicou:
quando e onde o coeficiente de Gini é alto e a renda média por cidadão é baixa;
quando e onde a concentração de renda é alta e o PIB per capita é baixo, e não
há educação para compreender o que são essas coisas, se está perto da barbárie.
E o que citava e dava exemplos
exemplificou e citou: o Brasil.
Em verdade vos digo, a discussão
entre Estado Mínimo e Estado Máximo é um barco afundado no oceano da realidade.
Holanda e Noruega têm participações do Estado na economia totalmente
desproporcionais entre si, e assim o é nas duas maiores economias do mundo.
Em verdade vos digo, cada povo,
mais do que deve, tem que encontrar soluções próprias para suas próprias e
únicas realidades.
Viremos a página mais uma vez.
Naquele tempo, a Constituição da República
Federativa do Brasil era do Estado do Bem Estar Social. O Estado, por meio de
Governos, garantiria direitos, como à vida, à educação e à saúde, e teria como
três dos seus cinco fundamentos a cidadania; a dignidade; e os valores sociais
do trabalho e da livre iniciativa.
Em verdade vos digo, em vez de se
discutir em Bizâncio teorias que geralmente sequer são conhecidas por quem as
professa; ao invés de proferi-las no deserto para seres soterrados pelo egoísmo
dos imbecis,
Praticar os valores sociais do
trabalho e da livre iniciativa bem poderia pôr o Brasil no Mundo.
Palavra da reflexão.
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