8.14.2021

A VOCÊ QUE TEM SAUDADES DA DITADURA

 

Hoje me dirijo especialmente a você, que é da minha geração e se diz saudoso da ditadura.

Talvez você saiba que Stuart Angel foi morto arrastado sem roupa por um carro com a boca no cano de descarga, e diga,

Quem está na chuva é pra se molhar.

Talvez você saiba que a mãe dele, Zuzu Angel, a maior estilista do Brasil daqueles tempos, escreveu uma carta para o presidente-ditador que dizia

Eu só queria embalar meu filho,

E em vez de ter o corpo do filho para embalar foi executada a tiros pela ditadura, e diga,

Quem mandou ter filho subversivo.

Talvez você saiba que a carta da Zuzu para o presidente-ditador depois se tronou canção do Chico Buarque com o Miltinho do MPB4, e diga,

Não ouço esse tipo de coisa.

Talvez você saiba que a Panair foi fechada em 1965 por vingança dos militares a um dos donos da Panair, e diga,

Quem mandou ser amigo do João Goulart.

Talvez você saiba que as asas da Panair foram poetizadas e musicadas por Fernando Brandt e Milton Nascimento e cantadas por Elis Regina, e diga,

Já disse que não ouço esse tipo de coisa.

Talvez você nunca tenha sido constrangido por policiais, fardados ou não, em uma calçada ou na escola ou na universidade a troco de nada, e até saiba das estudantes levadas a um campo de futebol onde foram humilhadas por policiais, que urinaram nelas, deitadas no chão, e diga,

Quem passou por isso alguma fez.

Talvez você saiba que o Brasil saiu da ditadura com a inflação nas alturas, arruinado, economicamente arrasado, endividado, e diga,

Antes teve o milagre brasileiro (mesmo sabendo que o milagre foi um milogro).

Mas de uma coisa eu tenho certeza.

Você confunde aqueles tenebrosos tempos com a sua juventude - e não foi capaz de viver depois da juventude por não ser capaz de se emocionar com o belo nem de sonhar grande nem de se indignar com a perversidade nem perceber e até admirar a opacidade intelectual de ditadores nem exercita o cérebro que possui, e por isso você vive frustrado e rancoroso e idolatra e mitifica um sociopata fora da lei que detesta a lei (como você detesta) e quer todo o poder pra si e humilha as forças armadas sabendo que parte delas nem liga pra isso e quer junto ou não com ele humilhar o povo.

Eu tenho certeza de que você é isso e sabe disso.

Nenhum comentário: