1.26.2015

LONGAS E CURTAS


Longas e curtas

Agradáveis e competentes: A família Bélier e Belle. Gostei mais do primeiro, mas o segundo também vale. De dez anos atrás, nem sempre agradável, mas da categoria filmaço, Apocalypto do Mel Gibson, falado em maia. Assisti com legendas.

***

Chegando de Cancun antes da tragédia com o brasileiro de Jaraguá do Sul, hora e pouco antes de o avião chegar ao Galeão, uma moça atrás de mim disse que o piloto tinha mudado de rota. Ela e a Rosa foram à cabine, e em poucos minutos o comandante avisou que não havia combustível suficiente para chegar, por causa do peso e dos ventos. Antes de decolar, ofereceram 400 dólares para quem não tivesse bagagem e se dispusesse a sair do avião e viajar mais tarde. Copa Airlines. O avião pousou em Campinas para abastecer e depois seguiu para o Rio. Na parada em Viracopos, avisaram para desligar os celulares e deixar o corredor livre enquanto abasteciam. Um bacana carioca ficou plantado atrás de outros e outras bacanas de diversas partes da bacanidade (assim diria Sérgio Porto). O bonitão me puxa o celular dele do bolso e taca a dedilhar. Pedi que ele respeitasse as recomendações de segurança. Ele me disse que não iria desligar e que eu fosse de poltrona em poltrona falando pra todos desligarem seus aparelhos. Não é minha função, eu respondi. Então, porque me abordou? - perguntou. Porque estou preocupado com a segurança dela (minha filha), dele (alguém da frente), etc. Mas eu não vou desligar não - ele, taxativo. Que cidadão exemplar! - exclamei. Ele me disse que não estava preocupado com meu juízo a respeito dele. Claro - argumentei -, você não está preocupado nem com a própria segurança! E aí o cara ensaiou me ofender e a tal moça de trás interveio e eu dei uma gargalhada. Pouco depois, a comissária repetiu o aviso, e o que fez bacana? Dirigiu-se à poltrona que ocupava, sentou-se, desligou o celular e olhou para a janela, com - suponho -íum tremendo ar de bacana.

***

O entregador do sanduíche me pergunta por que o nome do cadastro é Maria. Minha filha, respondo. Pensei que fosse sua esposa. Ela se chama Rosamaria, eu esclareço.  E o senhor? Mario. Ah, então aqui é tudo na base do M. Na minha casa, por causa do meu pai, é tudo com W. Aí eu pergunto, Ah, e qual é o seu nome?

André.

***

Globo News Painel. Alguém diz que há muito tempo na Europa limpam, convertem e aproveitam água de esgoto para uso industrial. Por que não aqui? Chama o Aldo, ora.

***

Meu irmão postou reportagem do Pedro Dória – o mesmo autor de 1565, enquanto o Brasil nascia -, reportagem e livro sobre nossos antepassados Sás. Sugiro ao Luiz que convide o Dória para fazer parte do clã, como Sá honorário. Desde que não em substituição a mim. Nem em troca de um honorário Dória.
Ou chamo o Groucho.
***

Boa semana.

 

Nenhum comentário: