1.26.2015

LONGAS E CURTAS


Longas e curtas

Agradáveis e competentes: A família Bélier e Belle. Gostei mais do primeiro, mas o segundo também vale. De dez anos atrás, nem sempre agradável, mas da categoria filmaço, Apocalypto do Mel Gibson, falado em maia. Assisti com legendas.

***

Chegando de Cancun antes da tragédia com o brasileiro de Jaraguá do Sul, hora e pouco antes de o avião chegar ao Galeão, uma moça atrás de mim disse que o piloto tinha mudado de rota. Ela e a Rosa foram à cabine, e em poucos minutos o comandante avisou que não havia combustível suficiente para chegar, por causa do peso e dos ventos. Antes de decolar, ofereceram 400 dólares para quem não tivesse bagagem e se dispusesse a sair do avião e viajar mais tarde. Copa Airlines. O avião pousou em Campinas para abastecer e depois seguiu para o Rio. Na parada em Viracopos, avisaram para desligar os celulares e deixar o corredor livre enquanto abasteciam. Um bacana carioca ficou plantado atrás de outros e outras bacanas de diversas partes da bacanidade (assim diria Sérgio Porto). O bonitão me puxa o celular dele do bolso e taca a dedilhar. Pedi que ele respeitasse as recomendações de segurança. Ele me disse que não iria desligar e que eu fosse de poltrona em poltrona falando pra todos desligarem seus aparelhos. Não é minha função, eu respondi. Então, porque me abordou? - perguntou. Porque estou preocupado com a segurança dela (minha filha), dele (alguém da frente), etc. Mas eu não vou desligar não - ele, taxativo. Que cidadão exemplar! - exclamei. Ele me disse que não estava preocupado com meu juízo a respeito dele. Claro - argumentei -, você não está preocupado nem com a própria segurança! E aí o cara ensaiou me ofender e a tal moça de trás interveio e eu dei uma gargalhada. Pouco depois, a comissária repetiu o aviso, e o que fez bacana? Dirigiu-se à poltrona que ocupava, sentou-se, desligou o celular e olhou para a janela, com - suponho -íum tremendo ar de bacana.

***

O entregador do sanduíche me pergunta por que o nome do cadastro é Maria. Minha filha, respondo. Pensei que fosse sua esposa. Ela se chama Rosamaria, eu esclareço.  E o senhor? Mario. Ah, então aqui é tudo na base do M. Na minha casa, por causa do meu pai, é tudo com W. Aí eu pergunto, Ah, e qual é o seu nome?

André.

***

Globo News Painel. Alguém diz que há muito tempo na Europa limpam, convertem e aproveitam água de esgoto para uso industrial. Por que não aqui? Chama o Aldo, ora.

***

Meu irmão postou reportagem do Pedro Dória – o mesmo autor de 1565, enquanto o Brasil nascia -, reportagem e livro sobre nossos antepassados Sás. Sugiro ao Luiz que convide o Dória para fazer parte do clã, como Sá honorário. Desde que não em substituição a mim. Nem em troca de um honorário Dória.
Ou chamo o Groucho.
***

Boa semana.

 

1.07.2015

ALUSÕES, CITAÇÕES E CONSIDERAÇÕES, SUPOSTO POEMA EM PROSA, QUEM DERA ALUCINAÇÃO, MUITO ESPECIALMENTE PARA FERREIRA GULLAR

De um guia de turismo no México: Mas, afinal, o que são 39 dólares para brasileiros? Petrobrás, mais quatro anos de Dilma...

Nunca vou deixar de admirar o talento de Chico Buarque, sua sensibilidade, seu humor, sua persistente, poética e musical crítica à ditadura. O que dói não é vê-lo defender o que sempre defendeu – uma ideologia. Que se foi com estátuas e muros derrubados, que se despede com a mão fantasma estendida ao suposto contrário, tosco espalmado sonho de liberdade fincado em outra ilha. Dói é não haver um único Renato, Cazuza ou Chico que cante contra a volta da piada no exterior, do puteiro para se ganhar dinheiro, das tenebrosas transações.

Sempre fui de esquerda sem nunca ter sido marxista. Se você acha isso impossível, não leu ou viveu o bastante. Muita vida, muita leitura pra você.

Sim, somos o outro lado. Nem Machado nem Sartre. Somos o inferno; somos os outros. Do mesmo lado que você, que pensa ter vencido e levou para casa as batatas.

Se eles montassem a estratégia de poder eterno comprando votos para sempre com o dinheiro deles já seria uma ofensa. Com o nosso e além de tudo, falta de educação.

Esporte é arte, é educação. Educação é...

Senhores desejosos do controle do que pensamos, constatamos e dizemos, será vosso ídolo o que prendia e arrebentava os que não fossem democratas como ele?

Amigos petistas, continuem nos atirando suas pedras: elas não nos atingem: as que nos ferem são feitas de um ouro escuro, roubado de quem nunca o teve. Nem nunca terá. Ou a ficha ainda não caiu?

Eu não dou uma esmola a um pobre que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão. Aos que pensamos assim – não é, Gonzaguinha? -, que nos chamem de imbecis: sempre tivemos um fraco por elogios. Que Manoel de Barros nos abençoe.

Ao invés de 39 ministérios e seus ministros, 39 ministros e seus ministérios.

Nunca na história deste país um eleitorado foi tão bem enganado como o deste do PT, tanto dos desinformados quanto dos informados. Não por falta de aviso, mas por excesso de paixão, cartilha gasta e tantas vezes sequer lida, berros roucos tanto quanto falsos, scripts mal lidos, mal decorados, tudo disfarçado de argumento; de razão.

A razão é de todos ou não é de ninguém, Jorge Luís Borges.

Mais importante que a razão é a felicidade, Ferreira Gullar.

Borges, Felizes os felizes.

E O prazer do poema, tal como pesquisado, colecionado e reproduzido no livro de Ferreira Gullar.

O resto é o resto, quem dera alucinação.